Os quatro de Miami

Um olhar ficcional sobre um fait-divers verídico entregue a um elenco de primeira água dirigido com desenvoltura; One Night in Miami… é obra decente, escorreita e eléctrica.

Foto
Quatro ícones negros a assumirem a sua vulnerabilidade no meio do momento histórico em que vivem

Em 1964, depois de ter derrotado Sonny Liston em Miami pelo título do campeão do mundo de pesos-pesados em boxe, Cassius Clay (que ainda não mudara de nome para Muhammad Ali) passou a noite na cidade com o activista político Malcolm X, o jogador de futebol americano Jim Brown e o cantor Sam Cooke. O que aconteceu realmente nunca ninguém soube, mas isso não impediu Kemp Powers de pegar nesse fait-divers verídico e imaginar as conversas tidas nessa longa noite por quatro figuras que se tinham tornado, por motivos muito diferentes, símbolos da cultura negra numa América do Norte ainda abertamente segregada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar