Governo britânico prepara lei que elimina partes do acordo do “Brexit” com a UE

Johnson fixa 15 de Outubro como o limite para o Reino Unido e os 27 fecharem um acordo de parceria económica e política e ameaça riscar compromissos sobre a Irlanda do Norte. UE alerta para “obrigações de direito internacional” assumidas pelas partes.

Foto
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, lançou uma bomba no processo negocial com a UE EPA/Jason Alden / POOL

A novela do “Brexit” está de volta e o seu mais recente episódio não perde em nada para os capítulos marcantes e ressonantes do passado. O Governo do Reino Unido está a preparar um pacote legislativo que tem como objectivo eliminar compromissos assumidos com a União Europeia, no âmbito do acordo de saída dos britânicos do clube europeu, nomeadamente a solução pactuada, política e juridicamente, sobre o sistema regulatório e aduaneiro aplicável às trocas comerciais com a Irlanda do Norte. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção