Violência e tradição

Ciro Guerra e Cristina Gallego abordam o encontro devastador - “como uma praga de gafanhotos”, sugere a canção que fecha o filme - entre as culturas locais e o negócio do cultivo e comércio de narcóticos. Um olhar ambicioso sobre um peculiar e dilacerante confronto entre tradições e modernidades.

Foto
O drama colectivo da erosão de um modo de vida e de um código ético e da sua substituição por outros modos e outros códigos

A Colômbia tem uma enorme riqueza de culturas tradicionais e ancestrais, mas também é, a partir das últimas décadas, um país marcado por uma cultura de “riqueza” menos tradicional e muito mais moderna, a do narcotráfico. Ciro Guerra e Cristina Gallego, que antes haviam assinado o celebrado O Abraço da Serpente, abordam em Pássaros de Verão o encontro devastador - “como uma praga de gafanhotos”, sugere a canção que fecha o filme - entre as culturas locais e o negócio do cultivo e comércio de narcóticos, passaporte para uma riqueza material relativamente fácil e rápida de alcançar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar