Contentor com “ligeiro derrame” de ácido fórmico no Porto de Leixões

A APDL garante que ácido não chegou a cair ao mar e que o produto "não é contaminante".

Foto
Nelson Garrido

Os bombeiros estão a actuar, esta tarde, no Porto de Leixões, depois de um contentor com um “ligeiro derrame” de ácido fórmico ter sido detectado no local. O alerta foi dado pelas 12h20 e segundo informações da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) o produto “não é contaminante”. Às 18h, fonte da APDL garantia que os trabalhos deveriam estar concluídos em breve e que o ácido não chegou a ser derramado para o mar.

Numa informação enviada ao PÚBLICO, a assessoria de imprensa da APDL explica que esta manhã, “o Porto de Leixões recebeu o navio HSL Porto da Maersk, que transportava um contentor com um ligeiro derrame de ácido fórmico”. A mesma fonte assegura que “este ácido não é contaminante, no entanto, verificou-se libertação de gases, pelo que a APDL tomou de imediato conta da ocorrência e activou as medidas de contingência habituais, tendo sido envolvida a Protecção Civil, de forma a acompanhar o descarregamento do contentor do navio”.

A fuga no contentor foi detectada quando este ainda se encontrava a bordo do navio e, segundo fonte da APDL explicou ao PÚBLICO, os bombeiros estiveram a ajudar a retirá-lo em segurança para o cais, para aí proceder à sua contenção. "O processo estará concluído dentro de momentos", explicava, pelas 18h, a mesma fonte.

Foto

Na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a ocorrência, registada às 12h20, era tratada como “químicos, dentro de uma instalação”. No terminal de contentores Sul do porto estiveram 34 homens e onze viaturas, incluindo uma equipa especializada em intervenções com materiais perigosos e uma viatura de controlo ambiental do Batalhão de Sapadores Bombeiros, do Porto, além de uma equipa de prevenção dos bombeiros de Matosinhos-Leça.

O PÚBLICO questionou a APDL sobre se chegou a haver derrame para o mar, uma vez que as informações prestadas pelos bombeiros apontavam nesse sentido, mas aquele organismo garantiu que tal não aconteceu.

O Porto de Leixões continuou a funcionar normalmente ao longo de todo o dia e, segundo a APDL, depois de ser resolvida a fuga do contentor não será necessário qualquer outro acompanhamento do caso.

Sugerir correcção
Comentar