Quatro longas-metragens de ficção recebem 2,4 milhões de apoio do ICA

Tiago Guedes, Vicente Alves do Ó, Pedro Pinho e João Mário Grilo são os realizadores contemplados.

Foto
Amadeo Souza-Cardoso é o tema do projecto de Vicente Alves do Ó DR

Os realizadores Tiago Guedes, Vicente Alves do Ó, Pedro Pinho e João Mário Grilo vão ter um apoio financeiro de 600 mil euros cada para uma longa-metragem de ficção, revelou à Lusa o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Das 22 candidaturas admitidas ao concurso para a produção de longas-metragens de ficção em 2017, com um cabimento total de 2,4 milhões de euros, o júri escolheu quatro: A Herdade, de Tiago Guedes; Amadeo, de Vicente Alves do Ó, sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso; Amanhã Será Outro Dia, de Pedro Pinho; e Campo de Sangue, de João Mário Grilo.

De fora ficaram projectos como A Casa Flutuante, de José Nascimento; A Cura, de Luís Filipe Rocha; O Voo da Coruja, de Vítor Gonçalves; Trans Iberic Love, de Raquel Freire; e D. Afonso Henriques - o Primeiro Herói, de José Carlos de Oliveira.

O júri deste concurso de apoio financeiro foi presidido por Alda Barroso e integrou também Fernando Cabral Martins, João Maria de Freitas Branco, João Meneses, Manuel José Damásio e Saul Rafael. Este apoio destina-se a realizadores que tenham já feito duas ou mais longas-metragens de ficção.

Tiago Guedes é autor de várias curtas-metragens, séries de televisão, telefilmes e longas-metragens co-assinadas com Frederico Serra, nomeadamente Coisa Ruim (2005) e Entre os Dedos (2008).

Pedro Pinho, produtor e realizador de ficção e documentário, avança para a terceira longa-metragem de ficção depois de Um Fim do Mundo (2013) e A Fábrica de Nada (2017).

Com Amadeo, Vicente Alves do Ó pretende completar uma série de filmes inspirados em figuras reais, depois de Florbela (2012) e Al Berto (2017).

João Mário Grilo, cuja carreira no cinema começou na década de 1970, é autor, entre outros, de O Processo do Rei (1990), O Fim do Mundo (1993) e A Falha (2002). 

Sugerir correcção
Comentar