Governo pediu a Bruxelas para investigar preços de combustíveis

Secretário de Estado da Energia questiona os desvios sistemáticos dos preços nacionais face aos valores internacionais.

Foto
daniel rocha

O Governo português pediu à União Europeia que investigue "os desvios significativos e sistemáticos" nos preços dos combustíveis em Portugal relativamente aos praticados a nível internacional, avança o Dinheiro Vivo nesta quinta-feira.

Numa carta enviada a Bruxelas, Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, pediu à comissária europeia da Concorrência que investigue se existe ou não "concertação de preços ou abuso de posição dominante".

"Nos últimos anos, tem vindo a verificar-se uma conjuntura de sucessivos aumentos de preços dos combustíveis que não reflectem o mercado internacional" e que se traduzem em consequências extremamente negativas na economia nacional e junto dos consumidores, cita o Dinheiro Vivo.

Jorge Seguro Sanches admite "que muitas têm sido as explicações avançadas, nomeadamente atribuindo-os, em alguns momentos a eventuais comportamentos das empresas petrolíferas a operar em Portugal, os quais poderão consubstanciar infracções às disposições legais".

O secretário de Estado da Energia solicita "a verificação da conformidade com as regras dos mecanismos que levam à formação do preço final dos combustíveis, em especial nos índices Platts".

Sugerir correcção
Ler 5 comentários