Goleada para José Mourinho e primeira vitória para Marco Silva

Manchester United bateu Swansea por 4-0, repetindo o resultado que tinha obtido na primeira jornada. Juventus e Borussia Dortmund entraram a ganhar no campeonato, Atlético de Madrid empatou

Foto
A fasquia está alta Reuters/REBECCA NADEN

A vida sorri aos dois treinadores portugueses na Premier League. O Manchester United de José Mourinho obteve a segunda goleada em outras tantas jornadas, repetindo no terreno do Swansea o 4-0 que tinha obtido na ronda inaugural, frente ao West Ham. E Marco Silva estreou-se a vencer, depois do empate na primeira jornada perante o Liverpool, com dois golos sem resposta na visita ao Bournemouth. Numa ronda que só ficará concluída na segunda-feira com o apetecível Manchester City-Everton, registou-se também a escorregadela do Arsenal, batido na visita ao Stoke City.

Segunda jornada e segunda goleada. O Manchester United soma e segue na Liga inglesa. Mkhitaryan não marcou, mas esteve em destaque com a assistência para o belga Lukaku aos 80’, no segundo golo dos “red devils”, gesto que repetiu dois minutos depois, desta vez para o francês Pogba. O central costa-marfinense Bailly inaugurara o marcador, aos 45’, e o avançado francês Martial confirmou a goleada, aos 84’. “A palavra que melhor descreve a equipa neste momento é ‘confiante’. Mas quero ver como reage emocionalmente aos resultados negativos, como reage às derrotas e à obrigação de dar a volta aos resultados. Neste momento, tudo corre a nosso favor, mas nem sempre os jogos são auto-estradas. Vamos encontrar caminhos mais complicados e temos de estar preparados”, sublinhou José Mourinho.

Na estreia como titular, o reforço Richarlison começou a justificar a aposta de Marco Silva: o brasileiro ex-Fluminense abriu caminho ao triunfo do Watford frente ao Bournemouth, que o francês Capoue confirmou a poucos minutos do apito final. “Estou muito contente. Foi um grande jogo e merecemos os três pontos. A nossa segunda parte foi muito boa, controlámos o adversário e fizemos tudo aquilo que preparámos durante a semana”, vincou o treinador português do Watford.

Sem tantos motivos para sorrir, Arsène Wenger viu o Arsenal perder na visita ao Stoke City. Jesé fez o único golo do encontro. No segundo escalão do futebol inglês, Nuno Espírito Santo também perdeu: após quatro triunfos consecutivos, o Wolverhampton Wanderers perdeu na recepção ao Cardiff (1-2).

A Juventus mantém o andamento da temporada passada e iniciou este campeonato com um triunfo tranquilo sobre o Cagliari (3-0), com golos de Mandzukic, Dybala e Higuaín. Com o auxílio do videoárbitro, seria assinalado um penálti contra os campeões de Itália – mas Buffon travou o remate. Em Verona, o Nápoles venceu por 1-3.

No campeonato francês, o Saint-Étienne juntou-se ao Mónaco no topo da classificação, com três triunfos em outras tantas jornadas. Paris Saint-Germain e Marselha jogam neste domingo frente a Toulouse e Angers, respectivamente, a possibilidade de acompanhar o grupo com 100% de aproveitamento. Com Balotelli no banco de suplentes mas Sneijder em estreia no “onze”, o Nice obteve o primeiro triunfo na Liga francesa, ao bater o Guingamp por 2-0.

Pulisic, Bartra e Aubameyang fizeram os golos do Borussia Dortmund no triunfo sobre o Wolfsburgo, colocando a equipa de Peter Bosz, provisoriamente, no primeiro lugar da Bundesliga. Segundo classificado na temporada passada, o RB Leipzig entrou em falso: com o português Bruma no banco de suplentes (entrou aos 76’), perdeu por 2-0 frente ao Schalke.

A Liga espanhola não começou bem para o Atlético de Madrid, que empatou no terreno do recém-promovido Girona (2-2) e viu Griezmann ser expulso. Na Escócia, o Rangers de Pedro Caixinha não conseguiu melhor que o 0-0 na recepção ao Hearts e após três jornadas já está a cinco pontos do Celtic. O Steaua Bucareste, adversário do Sporting no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, venceu no terreno do Juventus Bucareste (1-2) após ter estado a perder.

Sugerir correcção
Comentar