Malala vai estudar em Oxford

Jovem activista partilhou a notícia no Twitter.

Foto
Malala vai estudar filosofia, política e economia ANDREW KELLY/Reuters

A activista do direito à educação e prémio Nobel da paz Malala Yousufzai partilhou esta quinta-feira no Twitter que vai estudar na Universidade de Oxford.

Malala foi, em 2012, alvo de uma tentativa de assassínio pelos taliban no Paquistão, por insistir em ir à escola. Tinha então 15 anos.

Agora com 19, Malala, que vive na cidade britânica de Birmingham, vai estudar filosofia, política e economia na universidade por onde passaram já muitas figuras relevantes na política britânica e mundial, do britânico Tony Blair ao australiano Tony Abbott, a indiana Indira Gandhi, a birmanesa Aung San Suu Kyi ou a também paquistanesa Benazir Bhutto.

Malala foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2014 (a mais jovem galardoada com este prémio; recebeu várias outras distinções) e em Abril deste ano tornou-se embaixadora da Paz das Nações Unidas (também a mais jovem neste papel).

A activista (que um dia respondeu à pergunta sobre o que gostaria de fazer no futuro com a expressão "primeira-ministra do Paquistão"), partilhou há uns meses que estava a estudar com o objectivo de entrar numa universidade britânica. Malala contou também que partilhava o nervosismo de qualquer jovem com a mesma ambição: “As pessoas esquecem-se muitas vezes de que ganhar o Nobel da paz não quer dizer que se tenha avançado muito nos estudos.”

Sugerir correcção
Ler 4 comentários