Ataque contra cristãos coptas mata pelo menos 28 pessoas no Egipto

Atacantes dispararam sobre um autocarro. Há vários feridos.

Foto
Cristãos coptas no exterior de uma igreja ortodoxa no Egipto Reuters/AMR ABDALLAH DALSH/Arquivo

Um grupo de homens armados atacou um autocarro onde viajavam cristãos coptas, esta sexta-feira, no Egipto e matou 28 pessoas, entre as quais muitas crianças. Há ainda 24 feridos neste atentado, que vem no seguimento de vários outros contra esta minoria religiosa no Egipto.

O ataque ocorreu na província de Minya, a cerca de 300 quilómetros ao sul do Cairo, e na véspera do início do Ramadão, o mês sagrado dos muçulmanos. O grupo estava a viajar em dois autocarros e uma pequena carrinha, a caminho de um mosteiro, quando homens mascarados começaram a disparar sobre os veículos.

O país encontra-se ainda em estado de emergência depois de o Presidente, Abdul al-Sissi, ter decretado três meses de estado de emergência como resposta a um ataque que provocou pelo menos 44 mortos, a 9 de Abril. À data, os ataques, que atingiram igrejas cristãs coptas no domingo de Ramos, um dos dias mais sagrados do calendário cristão, foram reivindicados pelo Daesh. 

Dos 92 milhões de egípcios, cerca de 10% são coptas, uma minoria que é frequentemente alvo de ataques. Desde Dezembro já morreram 77 pessoas vítimas de ataques com explosivos em igrejas cristãs no Egipto, aponta a Reuters.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários