Avião militar despenha-se em Cuba e faz oito mortos

A queda matou todos os militares a bordo.

Foto
A aeronave que se despenhou era um AN-26. Na fotografia, tirada na Ucrânia, está um destes modelos REUTERS/Valentyn Ogirenko

Um avião militar despenhou-se na manhã deste sábado chocando contra uma montanha no município de Artemisa, em Cuba. A colisão provocou a morte dos oito militares que seguiam a bordo, de acordo com a Agência Cubana de Notícias (ACN).

“Os oito militares a bordo, incluindo a tripulação, morreram”, noticiou a agência cubana. “Uma comissão do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias está a investigar as causas do acidente”, acrescenta ainda a notícia, citada pela Reuters. 

O avião era uma aeronave Antonov AN-26, fabricado na então União Soviética, que pode ser utilizado como transporte civil ou militar. De acordo com um comunicado do Governo cubano a que a Associated Press teve acesso, o avião tinha saído do aeroporto de Playa Baracoa (a 33 quilómetros de Havana) às 06h38 da manhã. Acabou por se despenhar numa colina perto da localidade de Candelaria, a cerca de 70 quilómetros para oeste do aeroporto, vitimando todos a bordo.

As autoridades cubanas não divulgaram mais informação sobre o acidente. 

A maior parte dos aviões utilizados em Cuba foram fabricados na União Soviética. A empresa de aviação ucraniana Antonov produziu o modelo AN-26 de 1969 a 1986.

O último grande desastre de aviação em Cuba foi em 2010, quando um avião de passageiros da linha aérea Aerocaribbean se despenhou, provocando a morte às 68 pessoas que iam a bordo. 

Sugerir correcção
Comentar