Montanhista encontrado nos Himalaias 47 dias depois de se ter perdido

Liang Sheng Yueh foi encontrado pelas equipas de socorro, mas a namorada não resistiu e morreu apenas três dias antes do resgate.

Foto
Liang Sheng Yueh perdeu 30 quilos mas não corre perigo de vida Reuters/NAVESH CHITRAKAR

Um homem de 21 anos, de Taiwan, foi encontrado esta quarta-feira nos Himalaias, 47 dias depois de ter sido dado como desaparecido juntamente com a namorada. Uma equipa de resgate encontrou Liang Sheng Yueh num desfiladeiro a 2600 metros de altitude, próximo de uma aldeia nepalesa. Yueh tinha sido avistado por habitantes da zona, tendo sido enviado um helicóptero quase de imediato.

No entanto, a história não tem um final verdadeiramente feliz. Ao lado de Liang, estava o corpo da namorada de 19 anos, Liu Chen Chun. Sanjaya Karki, o médico que está a tratar do sobrevivente num hospital de Katmandu, no Nepal, revelou à BBC que Liang lhe contou que a namorada morreu pouco tempo antes do resgate. “Ele consegue falar devagar. Ele contou-me que a namorada morreu há três dias”, afirmou o médico, acrescentando que o homem não corre perigo de vida, apresentando apenas marcas de mordeduras de vermes. No entanto, Liang perdeu 30 quilos nestes 47 dias.

O casal chegou ao Nepal, proveniente da Índia, em Fevereiro. A última vez que tinha sido avistado foi a 9 de Março, em Dhading, no norte do país, quando os dois montanhistas saíram para uma caminhada apesar do forte nevão que se registava na altura.

Segundo a BBC, o alerta para o desaparecimento foi dado a 15 de Março, cinco dias depois do casal ter falhado o contacto telefónico com a família.

Sugerir correcção
Comentar