Angolanos escolhem sucessor de José Eduardo dos Santos a 23 de Agosto

Data para as eleições gerais angolanas foi anunciada esta segunda-feira no final de uma reunião do Conselho da República.

Foto
José Eduardo dos Santos está no poder há 38 anos. O nome do seu sucessor será conhecido em Agosto. Reuters/© SIPHIWE SIBEKO / Reuters

Os angolanos vão a votos a 23 de Agosto. A data foi anunciada pelo porta-voz do Conselho da República, o procurador-geral angolano João Maria de Sousa, citado pela TPA.

“Todas as condições de natureza política, legislativa, financeira, logística, de segurança e ordem pública estão praticamente criadas para que as eleições gerais decorram de forma transparente e sem quaisquer constrangimentos sobre os seus principais protagonistas”, disse o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, durante a reunião do conselho, de acordo com a televisão pública.

A votação em Agosto determinará a futura composição da Assembleia Nacional, onde o partido mais votado indicará o nome do sucessor de José Eduardo dos Santos, que anunciou que não voltará a ser candidato à chefia de Estado.

João Lourenço, actual vice-presidente do MPLA, é o candidato do partido no poder e o mais provável sucessor do actual Presidente, há 38 anos no cargo.

A UNITA e a CASA-CE, principais partidos da oposição, concordam com a data avançada para o escrutínio, apesar da primeira força reclamar uma auditoria independente aos cadernos eleitorais, que sofreram um processo de actualização concluído a 31 de Março. Existem à data mais de 9 milhões eleitores registados.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários