Morreu Gorden Kaye, o René de Alô, Alô!

O actor britânico morreu aos 75 anos.

Foto
DR

Gorden Kaye, o actor britânico que ficou célebre por interpretar René, o patrão de um café francês durante a Segunda Guerra Mundial na série da BBC Alô, Alô!, morreu esta segunda-feira. A notícia da morte do actor, com 75 anos de idade, foi confirmada à BBC pelo agente de Kaye, que não deu mais pormenores. Vicki Michelle, que interpretou a criada Yvette na popular série televisiva, manifestou na rede social Twitter o seu pesar pela morte do actor, vedeta de todas as nove temporadas da popular comédia britânica: “nunca haverá outro René”.

Natural do Yorkshire, onde nasceu em 1942, Kaye jogou râguebi em miúdo e começou por trabalhar na rádio e no teatro antes de passar para a televisão em 1969, com um papel regular na lendária telenovela da ITV Coronation Street. Foi em participações como convidado em séries de comédia que David Croft, co-autor e co-produtor de Alô, Alô!, reparou em Kaye e lhe propôs o papel de René no episódio-piloto da série, rodado em 1982: uma paródia burlesca a uma popular série de espionagem da BBC sobre a Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

René, proprietário de um pequeno café numa cidadezinha de província, passa a vida constantemente metido em sarilhos com os nazis, que o julgam um colaborador, com a Resistência Francesa, que o força a colaborar, e com as mulheres, que não resistem ao seu charme. Apesar dos dois anos de intervalo entre a rodagem do piloto e a passagem a série, Alô, Alô! e os seus muitos “bordões” — como o “sua estúpida!” que René lançava todos os episódios à sua esposa, Madame Edith — caíram no goto do público. A série prolongou-se por nove temporadas num total de 85 episódios, emitidos entre 1984 e 1992, depois numa produção teatral que teve 1200 representações com muito do elenco original da série.

Um acidente grave de automóvel em Janeiro de 1990, no qual um painel de publicidade levado por ventos de tempestade se esmagou contra o carro que Kaye conduzia, obrigou a cirurgia de emergência ao cérebro e deixou ferimentos graves, levando a um longo intervalo para permitir a total convalescença do actor antes de retomar as rodagens. Kaye, no entanto, praticamente não teve carreira fora de Alô, Alô!; participou em algumas mini-séries e peças teatrais, teve até um pequeno papel no filme Brazil de Terry Gilliam, e publicou em 1989 uma auto-biografia, Rene & Me, onde revelava que o seu primeiro nome era na verdade Gordon mas que um erro burocrático no sindicato dos actores alterou a grafia. A sua última participação televisiva foi no especial de reunião da série, faz agora dez anos, em 2007.

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários