Novos Mac substituem algumas teclas por um ecrã táctil

Apple apresentou novos portáteis.

Foto
Phill Schiller, vice presidente da Apple, apresenta a Touch Bar AFP/Stephen Lam

A Apple apresentou nesta quinta-feira novos portáteis Macbook Pro. A grande novidade é a ausência da primeira fila de teclas (onde estão as teclas de funções, como volume e luminosidade), que foram substituídas por um ecrã táctil ao longo do teclado, chamado Touch Bar.

O ecrã tem múltiplas funções. Por exemplo, dá acesso às funções que desempenhadas pelas teclas que foram removidas, bem como à Siri, a assistente digital da Apple. Também mostra diferentes funcionalidades dependendo da aplicação que o utilizador tem aberta. É possível seleccionar texto num editor e usar a Touch Bar para aplicar formatações, como negrito e itálico. Com o browser Safari, uma lista das páginas abertas surge no ecrã táctil e o utilizador pode seleccionar a que pretende. Ao visualizar fotografias, é possível usar a Touch Bar como uma forma de navegação por várias miniaturas das imagens. O ecrã táctil é personalizável, podendo ser preenchido com uma selecção de botões que executam tarefas diferentes.

A Apple apresentou três novos modelos de computador portátil, com ecrãs de 13 polegadas e de 15 polegadas. Outra nova funcionalidade é a autenticação através de impressão digital, algo que já existe nos iPhone e em muitos portáteis da concorrência.

As vendas dos Mac (tal como do iPhone e do iPad) estão em queda. No último trimestre, a procura pelos computadores da marca recuou 14% face a 2015. O negócio dos serviços (onde estão a música, aplicações e serviços de pagamento) foi o único a registar crescimento. Uma hora após o início do evento de apresentação, as acções da Apple caíam cerca de 5%.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários