Obama acusa Donald Trump de "minar" a democracia americana

Presidente norte-americano afirmou que declarações do republicano são perigosas.

Foto
Barack Obama esteve presente num comício de apoio a Hillary Clinton em Miami Reuters/KEVIN LAMARQUE

Barack Obama acusou, esta quinta-feira, Donald Trump de “minar” a democracia americana, um dia depois do terceiro debate entre os candidatos presidenciais, onde o republicano afirmou que esperar para decidir se vai aceitar os resultados eleitorais.

“Isto é perigoso”, afirmou Barack Obama. “Porque quando se tenta plantar as sementes da dúvida na mente das pessoas sobre a legitimidade das nossas eleições, isso mina a nossa democracia”, explicou durante um comício de apoio à candidata democrata Hillary Clinton em Miami.

Continuando no tema, o ainda Presidente dos Estados Unidos acrescenta que “ganhar é o melhor. Mas quando se perde, elogia-se o adversário (…) É assim que funciona a democracia”. “Não há nenhuma maneira de adulterar uma eleição num país assim tão grande. Eu questiono-me se Donald Trump alguma vez visitou uma urna de voto”.

Horas antes, Trump veio novamente a público para tentar minimizar os estragos das declarações proferidas durante o debate. Agora, admite que aceitará os resultados das eleições do próximo dia 8 de Novembro se ganhar ou se estes forem claros. 

Sugerir correcção
Ler 41 comentários