Selecção em busca de repetir o bronze de 2000

Afastado da final do Mundial pela Argentina, a Portugal resta vencer o Irão para subir ao pódio.

Foto
Ricardinho poderá sagrar-se o melhor marcador do Mundial AFP/STR

A derrota frente à Argentina, por 2-5, impediu Portugal de chegar a uma final inédita do Mundial de futsal. Assim, à selecção nacional resta tentar repetir o feito de 2000, na Guatemala, onde conquistou o bronze. O adversário deste sábado (18h, RTP2) é o Irão, que perdeu com a Rússia nas meias-finais por 3-4. Portugal e Irão já se defrontaram uma vez em Campeonatos do Mundo. Foi em 2004, em Taiwan, ainda na fase de grupos, e a “equipa das quinas” venceu por 4-0, com golos de Luís Silva, Leo, Joel Queirós e Zezito. Em nenhuma das equipas há “sobreviventes” de há 12 anos.

O Irão teve um percurso positivo no Mundial da Colômbia, desde logo pela proeza de ter eliminado o favoritíssimo Brasil, penta campeão do mundo, nos oitavos-de-final [3-2 nos penáltis depois de um 4-4 no tempo regulamentar]. Antes de cair aos pés da Rússia, ainda eliminou o Paraguai nos “quartos”, por 4-3, após prolongamento. Na primeira fase, a selecção asiática experimentou os três resultados, seguindo em frente no grupo F como um dos quatro melhores terceiros classificados da competição.

“O Irão é a melhor equipa do Mundial do ponto de vista individual e da execução das coisas mais simples do jogo. Tem coisas fantásticas individualmente. Lêem cada momento do jogo com uma qualidade fabulosa. Não jogam, depois, futsal de uma forma tão organizada ou pragmática”, disse o seleccionador nacional Jorge Braz, colocando o foco na importância da partida: “Queremos chegar a Portugal com algo que fique para todos nós e para o futsal português. Isso significa muito. O terceiro lugar significa regressar ao nosso país com algo ao peito”.

A final, entre Argentina e Rússia, também se joga este sábado e uma coisa já é certa: para o historial da competição vai entrar um novo campeão do mundo, já que, até aqui, em sete edições, apenas Brasil e Espanha conquistaram o troféu. É também a primeira vez que Argentina e Rússia se encontram numa partida a eliminar. Já se defrontaram três vezes mas sempre em fases de grupos: 2-2 no Mundial de 1996, 7-1 para a Rússia no Mundial de 2000 e 2-2 no Mundial de 2008.

Sugerir correcção
Comentar