EDP Renováveis fecha acordo de financiamento de 300 milhões nos EUA

Transacção abrange parques eólicos no Texas e em Nova Iorque.

Foto
Os Estados Unidos são um dos principais mercados da EDP Renováveis dro daniel rocha

A EDP Renováveis anunciou nesta segunda-feira que fez um acordo com duas instituições financeiras para um financiamento tax equity, com que vai encaixar 342 milhões de dólares (304 milhões de euros).

Os parques eólicos em causa são o Hidalgo, no estado do Texas, de 250 Megawatt (MW), e o Jericho Rise, em Nova Iorque, de 78 MW, segundo a informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que refere ainda que o financiamento de cerca de 304 milhões de euros (à taxa de cambio actual) "terá lugar perto do início das operações de ambos os projectos, que está previsto ocorrer no quarto trimestre de 2016".

O pagamento será feito "em troca de interesse económico em parques eólicos nos Estados Unidos".

A EDP Renováveis tem celebrado diversos acordos tax equity, em que transfere para outras empresas créditos fiscais sobre parques eólicos.

Estes acordos permitem ao investidor usar os benefícios fiscais associados ao projecto. Ainda na informação enviada ao mercado, a empresa refere que "a estrutura de parceria institucional estabelecida permite uma utilização eficiente dos benefícios fiscais gerados pelo projecto, aumentando a rentabilidade e criação de valor".

 

Sugerir correcção
Comentar