ArteKino: o festival online com João Nicolau ou Albert Serra

"Patrocinado" pelo canal franco-alemão ARTE, o ArteKino "desmaterializou-se” e montou estaminé na internet

Foto
Entre os dez filmes escalados para a primeira edição está John From, o romance adolescente em Telheiras de João Nicolau (na foto) Raquel Esperança

O ArteKino é a mais recente entrada no circuito global dos festivais e tem o “alto patrocínio” de um dos mais atentos financiadores do cinema internacional, o canal franco-alemão ARTE. Mas, em vez de escolher uma cidade do mundo para se estabelecer, Olivier Père, responsável da ARTE France Cinéma e antigo programador do festival de Locarno e da Quinzena dos Realizadores de Cannes, “desmaterializou” o ArteKino e montou estaminé na internet. Em parceria com a plataforma digital Festival Scope, o novo festival, a decorrer de 30 de Setembro a 9 de Outubro, é aberto gratuitamente ao público de 44 países europeus através do site artekinofestival.com, e coloca em competição dez filmes europeus de autor por um prémio monetário de 50 mil euros, oferecido pelo patrocinador Nespresso, para ajudar à distribuição internacional do filme.

Entre os dez filmes escalados para a primeira edição do ArteKino está uma produção portuguesa, John From, o romance adolescente em Telheiras de João Nicolau, e dois filmes com participação nacional. Um é I Tempi Felici Verrano Presto, do italiano Alessandro Comodin, montado por João Nicolau, que já colaborara como montador no anterior filme do italiano, L’Estate di Giacomo, premiado no IndieLisboa 2012 (Comodin é igualmente co-montador de John From). O outro é A Morte de Luís XIV, o muito aplaudido filme de Albert Serra com Jean-Pierre Léaud no papel principal, estreado fora de concurso em Cannes 2016, uma co-produção com a portuguesa Rosa Filmes.

Os restantes oito filmes são Bella e Perduta de Pietro Marcello (estreado em Locarno 2015 e abertura do DocLisboa 2015); Safari, o novo documentário do austríaco Ulrich Seidl (estreado há poucas semanas em Veneza); Wild, da alemã Nicolette Krebitz; A Good Wife, da sérvia Mirjana Karanovic; a animação do francês Sébastien Laudenbach La fille sans mainsSuntan, do grego Argyris Papadimitropoulos; e, finalmente, Fatima do francês Philippe Faucon, vencedor dos Césares 2016 e apresentado no IndieLisboa há poucos meses.

Os dez filmes podem ser vistos gratuitamente no site artekinofestival.com entre 30 de Setembro e 9 de Outubro, com uma ressalva: o espectador terá de “reservar” lugar no site, já que a “lotação” é limitada a cinco mil espectadores por filme, e será o somatório das classificações (de um a cinco) realizadas pelo total dos espectadores a determinar o vencedor.

Sugerir correcção
Comentar