Jennifer Lawrence é a actriz mais bem paga da lista da Forbes

A actriz de 26 anos ocupa o topo da lista pelo segundo ano consecutivo com rendimentos de 40,7 milhões de euros nos últimos 12 meses.

Foto
Jennifer Lawrence é a actriz de do êxito de bilheteira que foi The Hunger Games: A Revolta Parte 2 REUTERS/Lucas Jackson

A revista norte-americana Forbes divulgou esta terça-feira a lista das actrizes mais bem pagas do mundo, mais uma vez encabeçada por Jennifer Lawrence. A actriz, que já tinha ocupado o primeiro lugar o ano passado, ganhou 40,7 milhões de euros no último ano, um decréscimo de 11.5% relativamente ao ano anterior. Contudo, os seus lucros foram assegurados pelo êxito de bilheteira que foi The Hunger Games: A Revolta Parte 2, que arrecadou cerca de 579 milhões de euros.

Melissa McCarthy ocupa o segundo lugar da lista, com rendimentos de 29,2 milhões de euros, subindo um lugar desde a posição conseguida no ano passado. O sucesso do reboot de Ghostbusters, realizado por Paul Feig, que arrecadou dezenas de milhões de euros, levou a que tivesse um aumento de nove milhões de euros no seu salário.

Scarlett Johansson, que estivera no segundo lugar em 2015, ficou em terceiro lugar. Os seus lucros, no valor de 22 milhões de euros, devem-se em grande parte ao seu regresso aos ecrãs no papel da Viúva Negra nos filmes Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil. Um recente inquérito do Box Office Mojo (site que analisa a indústria cinematográfica) concluiu que Scarlett Johansson é a actriz mais rentável de sempre na história do cinema.

Ainda no top 5 encontram-se Jennifer Aniston, com 18,6 milhões de euros, e a actriz chinesa Fan Bingbing, que ocupou o primeiro lugar da lista China Celebrity 100 em 2013, 2014 e 2015. Apesar de ser presença habitual nos primeiros cinco lugares, Jennifer Aniston viu os seus rendimentos crescer 27.3% desde o ano passado.

Charlize Theron, que entrou recentemente no filme Mad Max: Estrada da Fúria, arrecadou 14,6 milhões de euros. Por outro lado, Amy Adams ganhou 12 milhões de euros e esteve recentemente nos ecrãs como Lois Lane no filme Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça.

Sandra Bullock, que tinha ocupado o primeiro lugar em 2014 graças ao sucesso de bilheteira de Gravidade, e Angelina Jolie, a actriz mais bem paga em 2013, são as grandes ausências. Uma vez que a lista considera apenas salários acima dos dez milhões de dólares (cerca de nove milhões de euros), nomes como Kristen Wiig, Renée Zellweger e Cate Blanchett ficaram este ano de fora.

A actriz indiana Deepika Padukone é a única novata no ranking e junta-se a outros actores com sucesso de Bollywood como Bajirao Mastani, apesar de ganhar menos pelas suas interpretações do que os seus pares de Hollywood. Em vez disso, compensa os seus ganhos com mais de uma dúzia de contratos de publicidade.

Aliás, segundo a revista Forbes, 90% das actrizes mais bem pagas do mundo complementam os rendimentos do seu trabalho com publicidade. Jennifer Aniston, em particular, adquiriu uma boa fatia dos seus rendimentos com os anúncios da Emirates Airlines, Smartwater, Aveeno e Living Proof.

A lista, que é feita com base em informação providenciada pelas bases de dados dos sites Nielsen, Box Office Mojo e no IMDB e em entrevistas com agentes da indústria do entretenimento, tem reacendido a discussão em torno da diferença de salários entre homens e mulheres em Hollywood. Jennifer Lawrence, que escreveu em Outubro passado um ensaio sobre o tema, em 2015 ganhava pouco mais de metade do que Robert Downey Jr, o actor mais bem pago.

A lista dos actores mais bem pagos da Forbes vai ser divulgada em breve, mas tudo indica que o lugar será ocupado por Dwayne Johnson. A lista de celebridades mais bem pagas do mundo, publicada em Julho, já tinha revelado que Jennifer Lawrence era a actriz mais bem paga de 2016. O actor, que foi classificado como o mais bem pago na lista referida, terá rendimentos no valor de cerca de 58 milhões de euros, devido ao sucesso de Velocidade Furiosa 7 e San Andreas.

Um estudo recente do Institute for Diversity and Empowerment at Annenberg (IDEA) descobriu que as mulheres só preenchem 28,7% dos papéis disponíveis no cinema e que aparecem com roupa sensual mais de um terço do tempo. De acordo com a investigação, as actrizes surgem parcialmente ou integralmente nuas 27.5% do tempo, três vezes mais do que os homens.

Sugerir correcção
Comentar