Há quem ensine os balões do S. João a “subirem sem parar”

Maus Hábitos e Porto Lazer desafiam os portuenses a construir e a lançar balões de fogo. A terceira edição do projecto “São João Baloeiro” arranca dia 20 de Junho.

Foto
Paulo Pimenta

A noite mais longa do Porto é, todos os anos, iluminada pelos balões de São João. Para não deixar morrer uma das antigas tradições da cidade e para dar aos portuenses a oportunidade de construir o seu próprio balão de fogo, o espaço de intervenção cultural Maus Hábitos, em parceria com a Câmara do Porto, através da Porto Lazer, lança a terceira edição do projecto “São João Baloeiro”.

Serão quatro dias em que a Loja Axa, no número 195 da Avenida dos Aliados, abre as portas a quantos queiram aprender a arte de Luciano Britto, mestre baloeiro, natural do Rio de Janeiro. Os workshops gratuitos, orientados por Luciano, visam “reavivar a tradição, convidando a população a dar continuidade a esta prática”, explica a câmara em nota de imprensa. As sessões vão decorrer entre nos dias 20, 21, 22 e 23 de Junho, entre as 10h e as 19h. Os participantes vão receber a primeira edição do “Mini Baloeiro Tool-Kit”, um guia prático para a criação de balões de fogo. 

A Câmara do Porto adiantou ainda que, em Julho, será lançado o guia prático completo “Mestre Baloeiro Tool Kit” e um canal online com vários vídeos tutoriais que explicam as técnicas de construção de diferentes tipos de balões, que visam a “difusão massiva do saber fazer associado à arte baloeira”.

O projecto culmina com a largada de mais de 250 balões na noite de São João, entre a meia-noite e as duas da manhã, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

O programa do “São João Baloeiro 2016” abre oficialmente a 15 de Junho, com uma mostra de balões de grande formato, em exposição na montra da Loja Axa da Avenida dos Aliados, que se prolonga até ao dia 25 de Junho.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar