Discussão do título de andebol adiada para um quinto jogo

Benfica venceu o ABC, após prolongamento, na quarta partida da final e igualou a eliminatória.

Foto
DR

O Benfica adiou neste sábado a decisão sobre o novo campeão nacional de andebol, ao vencer, no pavilhão da Luz, o ABC por 34-32. Com este resultado, a final está igualada (2-2), o que significa que será disputado um quinto jogo entre as duas equipas, na próxima quarta-feira, em Braga.

Numa partida muito equilibrada, o intervalo chegou com um empate a 12 golos, igualdade que se repetiria no final do encontro (28-28). No último minuto do tempo regulamentar, os "encarnados" viram três cartões vermelhos (Ales Silva, Javier Borragán e Tiago Pereira) e voltaram ao jogo em clara inferioridade numérica.

Aproveitou então o ABC para fugir no marcador, marcando por duas vezes sem resposta, mas à medida que os lisboetas foram recuperando jogadores, o resultado voltou a ficar nivelado. No último lance do primeiro tempo do prolongamento, o Benfica passou mesmo para a frente, com um golo de Hugo Lima (31-30).

No últimos cinco minutos do tempo extra, o Benfica superiorizou-se ao adversário, beneficiando também de uma exclusão já à entrada para o último minuto, que resultou num golo de Belone, de livre de sete metros.

"Sabíamos que ia ser uma luta até ao último minuto, mas a equipa merecia o quinto jogo e vamos com muita vontade de ganhar o campeonato. Será um jogo difícil, contra uma equipa muito boa", resumiu Mariano Ortega, treinador dos "encarnados", em declarações à BTV.

Do lado do ABC, Carlos Resende lamentou não ter podido festejar já neste sábado: "O Benfica acabou por ter um pouco mais de lucidez na parte final. Agora, o equilíbrio que houve neste jogo tem sido uma constante nos jogos entre ABC e Benfica. Gostávamos de ter terminado aqui o campeonato, não tivemos arte nem engenho para isso, mas na quarta-feira teremos um jogo em casa, frente ao noso público".

Com este resultado, confirma-se a importância do factor casa, depois de o ABC ter vencido os dois encontros no pavilhão Flávio Sá Leite (40-38 e 27-23) e de o Benfica ter feito o mesmo em Lisboa (28-25 e 34-32).

Sugerir correcção
Comentar