Lenços de Namorados dão origem a queixa na ASAE

Em causa está a alegada utilização abusiva da marca “Lenços de Namorados do Minho”.

Foto
A Adere-Minho acusa algumas “grandes empresas” de usar “de forma abusiva” a marca “Lenços de Namorados do Minho” Hugo Delgado

A Associação de Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) anunciou que vai apresentar queixa à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) contra a alegada utilização abusiva da marca “Lenços de Namorados do Minho” por parceiros do projecto municipal “Namorar Portugal”.

Em comunicado, a Adere-Minho refere que aquela marca e a respectiva indicação geográfica lhe pertencem, mas sublinha que algumas “grandes empresas” as continuam a utilizar “de forma abusiva”, apesar de já terem sido alertadas.

Em causa, estarão “alguns parceiros” do projecto “Namorar Portugal”, que o município de Vila Verde leva a efeito todos os anos em Fevereiro, e que tem o seu ponto alto precisamente no dia 14, com uma gala em que desfilam obras assinadas por criadores nacionais e estrangeiros e inspiradas nos lenços de namorados.

“Namorar Portugal” é uma marca registada pelo município e inspirada nos lenços de namorados, tendo já no mercado uma grande variedade de produtos, desde calçado a têxteis, passando pela joalharia e pela alimentação.

Contactado pela Lusa, o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela, manifestou-se tranquilo, sublinhando que o "Namorar Portugal" "não quer nada” com os Lenços dos Namorados do Minho. “Para nós, só existem Lenços de Namorados de Vila Verde e é com esses, e só com esses, que trabalhamos”, acrescentou.

A Adere-Minho mantém um litígio com a câmara, tendo mesmo movido uma acção judicial para exigir ao município o pagamento de cerca de 250 mil euros relativos às obras que efectuou na sua sede. A sede da Adere-Minho está instalada numa antiga escola primária, cedida pela câmara.

António Vilela já disse que a câmara “não deve nada” à Adere-Minho. O início do julgamento está marcado para 11 de Abril.

A Adere-Minho é o organismo responsável pela certificação dos Lenços de Namorados do Minho, além das Rendas de Bilros de Vila do Conde, a Olaria e o Figurado de Barcelos, os bordados de Guimarães e de Viana do Castelo.

Sugerir correcção
Comentar