Oliveira de Azeméis tem 643 crianças a jogar à bola

Câmara local lançou projecto para crianças dos jardins-de-infância como instrumento de inclusão e formação pessoal.

Foto
As AEC, que se desenrolam fora do horário lectivo, destinam-se às crianças do 1.º ciclo do ensino básico Nelson Garrido

O projecto chama-se Futebol para Todos e, desde o início do mês de Fevereiro, tem 643 crianças, com idades entre os três e os cinco anos, de 24 jardins-de-infância de Oliveira de Azeméis, a praticar futebol. Três dias por semana, fora do horário escolar, os miúdos e miúdas têm treinos de bola no centro de formação Ápio Assunção e aos sábados entram em campo para disputar jogos.

Sensibilizar para a prática desportiva como meio de evitar o sedentarismo, criar hábitos saudáveis, adquirir valores éticos e trabalhar as componentes pessoais e sociais dos mais pequenos, são objectivos deste programa que se alicerça num protocolo assinado entre a câmara e a União Desportiva Oliveirense (UDO).

A autarquia quer mostrar que o futebol não é um desporto de elite, a UDO quer que todos tenham oportunidade de jogar à bola como deve ser. “Este é um projecto social e desportivo muito valioso para as crianças incutindo nelas valores importantes como os da participação e persistência, além de ser um instrumento de inclusão e formação pessoal a todos os níveis”, sublinha, em comunicado, Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Azeméis. 

Sugerir correcção
Comentar