Julho vai terminar com uma “lua azul”

Um fenómeno de calendário que ganhou visibilidade e um nome próprio acontece este mês: há duas Luas Cheias, a segunda será nesta sexta-feira. É uma boa razão para olhar o céu.

Foto
O ciclo lunar é de 29 dias e meio Manan Vatsyayana/AFP (arquivo)

Nesta sexta-feira vai haver uma “lua azul”. Ao contrário do que se possa pensar, o astro mais icónico do nosso céu não vai mudar de cor. Este nome tem sido dado, ultimamente, a um fenómeno de calendário: quando há duas Luas Cheias no mesmo mês. Julho presenteia-nos com este acontecimento, hoje vai haver uma segunda Lua Cheia, a primeira foi no dia 2.

O ciclo lunar dura 29 dias e meio. Por isso, de vez em quando há duas Luas Cheias num só mês. Desde 2000 já houve oito “luas azuis”, a última foi em Agosto de 2012, a próxima será em Janeiro de 2018. Oficialmente, a Lua Cheia foi às 11h43, mas o astro só vai nascer às 20h43 na capital, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

A história deste nome foi esmiuçada num artigo do PÚBLICO de Agosto de 2012, na altura da última “lua azul”, e explica como a cultura popular se apropriou de um nome que nasceu de um erro. Há ainda Elvis Presley, folclore e Luas realmente azuis à mistura.

Sugerir correcção
Comentar