Feira do Linho promove artesanato em Ribeira de Pena

Estarão presentes vários expositores que apresentarão outras formas de artesanato, bem como produtos ligados à gastronomia e à agricultora locais.

Cerca de vinte artesãos vão participar na Feira do Linho de Ribeira de Pena, em Vila Real, entre 7 e 9 de Agosto, onde se promove o artesanato de linho da região, anunciou a autarquia local.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, disse à agência Lusa que o certame visa promover e dinamizar o artesanato do linho neste concelho.

O trabalho artesanal em linho ocupa algumas mulheres na região, como posto de trabalho permanente ou como atividade de complemento ao trabalho do campo .

No recinto da feira são esperados muitos visitantes e "apreciadores do linho", que poderão ver e adquirir os melhores panos e peças saídos dos teares antigos e das arcas centenárias do concelho. Nos stands serão exibidas as mantas, os lençóis, peças de vestuário, rendas, bordados, lenços ou colchas.

Segundo o autarca, o certame é também dirigido aos muitos emigrantes que, no Verão, regressam à terra natal e que, fazem "praticamente duplicar" a população de Ribeira de Pena.

Mas esta feira não se faz apenas do linho. Espalhados pelo certame, que este ano se vai estender pelo centro da vila, estarão perto de uma centena de expositores que apresentarão outras formas de artesanato, bem como produtos ligados à gastronomia e à agricultora locais.

O presidente salientou que a ideia de "levar o certame" para o centro visa "dinamizar o comércio local", os cafés e restaurantes que se situam na zona histórica.

O programa da feira inclui ainda a inauguração da Casa Municipal do Produtor, no dia 07 de Agosto, onde ficarão concentrados vários serviços ligados ao setor primário, como o gabinete do agricultor, a associação florestal ou as atividades ligadas à sanidade animal ou às candidaturas a apoios.

Rui Vaz Alves adiantou que se prevê ainda, instalar naquele edifício, um gabinete de promoção dos produtos do concelho, como a carne maronesa ou o cabrito, o mel ou o vinho verde.

Durante os três dias vão decorrer ainda jogos tradicionais e muita animação, como o espetáculo "A Boneca com o vestido de linho" e as atuações do grupo de Cantares da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Agunchos e do Grupo do Fado ao Rock.

A primeira edição da Feira do Linho surgiu em Ribeira de Pena no ano 1999, como forma de promover e revitalizar uma atividade de grandes tradições entre as populações do concelho, para tornar conhecidas as produções artesanais locais e promover as potencialidades turísticas do concelho e a gastronomia local.

Sugerir correcção
Comentar