O mundo rural regressa à Quinta da Bonjóia no Porto

A 12ª edição da Feira do Mundo Rural está de volta ao Porto e os produtos portugueses estão, mais uma vez, em destaque no evento.

Foto
Manuel Roberto

A festa da portugalidade constitui desde o início, uma das características principais da Feira do Mundo Rural. Desde o fado, tipicamente português, até à cereja de Resende ou aos fumeiros, o evento de 5 a 7 de Junho, tentará transportar a ruralidade para o espaço urbano.

Embora exista o desejo de que a feira permaneça com o carácter de sempre, ou seja, a aposta na compra e venda de produtos portugueses e com os espectáculos de música como banda sonora, este ano o evento tem algumas novidades. O Parque Biológico de Gaia é um dos exemplos. A mostra de animais do Parque promete agradar a miúdos e graúdos e a animação geral ficará em parte a cargo desta entidade, juntamente com os passeios a cavalo e o tiro ao arco.

Nem tudo é assente na troca de produtos, a feira é também uma oportunidade para ensinar alguns preceitos relativamente a compotas, doces e geleias. A 6 de Junho às 15h, Gardine Labescat Silva vai brindar o público com algumas “regras de ouro”, face às dúvidas sobre a conservação destes produtos. O programa propõe, no final da palestra, a participação em workshops como uma forma de pôr em prática os conhecimentos adquiridos. “Trouxinhas de Cereja de Resende” e “Confecção de Compota de Cereja” são as duas actividades em que o público é convidado a pôr as mãos na massa de “um produto de alta qualidade”, como classificou Daniel Coelho, director de projectos da Fundação Porto Social.

A entidade pertencente à Câmara Municipal do Porto está encarregue da organização e todos os anos convida um município para demonstrar o que de melhor possui no quadrante dos produtos portugueses. Depois de Vila do Conde em 2014, este ano o convite foi dirigido a Vinhais no distrito de Bragança. Os fumeiros são a especialidade de Vinhais e como tal justifica-se a exposição temática “Vinhais, Capital do Fumeiro. Uma Terra dos Diabos!”. Segundo Daniel Coelho, a Feira do Mundo Rural “tem vindo a crescer” e os vários municípios ao longo de 12 edições têm vindo a equilibrar e a diversificar a oferta da feira.

“O público é fiel, vem cá [à Quinta da Bonjóia] todos os anos”, afirma o director do projecto. E porque o mundo rural não se faz só de comida, a noite de fado com Carla Alves na sexta-feira, 5 de Junho, ou as concertinas e acordeão da Academia de Música de Resende no domingo, 7 de Junho, são duas das propostas para entreter todos os que se dirigirem até à Bonjóia. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar