INE revê em alta PIB em seis das sete regiões do país

Madeira é a única excepção, com o Produto Bruto Interno a ser revisto em baixa.

Foto
A Madeira foi a excepção e o seu PIB foi revisto em baixa Rui Gaudêncio

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta o Produto Interno Bruto em seis das sete regiões, tendo a região Norte registado a menor revisão (1,6%) e o Alentejo a maior (5,4%).

A Madeira foi a única excepção, com o PIB a ser revisto em baixa (16,1%), em grande parte devido às novas regras de registo das “entidades com fins específicos” (SPE), revelou esta quinta-feira o INE ao divulgar a nova série de Contas Regionais (CR) consistente com a nova base das Contas Nacionais Portuguesas, cujo ano de referência é 2011. Esta série incorpora as alterações metodológicas decorrentes da implementação do Sistema Europeu de Contas 2010 (SEC 2010), do novo Manual Metodológico de Contas Regionais do Eurostat e de nova informação estrutural, entre as quais os Censos 2011 e o Recenseamento Agrícola 2009.

De acordo com os resultados da nova série, em 2013, as regiões do Alentejo e da Região Autónoma da Madeira apresentaram decréscimos reais mais expressivos do que a média nacional, com menos 2,2% e menos 1,8% respectivamente. A região Centro, com menos 1,1%, registou o menor decréscimo, seguido da região Norte e da Região Autónoma dos Açores, com menos 1,2%. Algarve e Lisboa registaram um desempenho igual ao país (-1,4%).

Em termos nominais, o PIB dos Açores regista, em 2013, um crescimento superior, quer à média nacional (1,7% contra 0,9%), quer a qualquer outra região do país. A tendência dos dois anos anteriores passou de negativa a positiva (de -2,0% em 2011 e -3,4% em 2012).

Em termos reais, o PIB dos Açores regista, em 2013, o segundo melhor comportamento de todas as regiões do país, só sendo superado pela diminuição verificada na região Centro (-1.2% dos Açores contra -1,1% do Centro). Face ao todo nacional, o PIB dos Açores tem também um comportamento de menor quebra (-1,4% a nível nacional), mais favorável que em 2012 (-3,0%) e que em 2011 (-1,8%). Desde 2006, os Açores são a região do país que mais converge relativamente à média da União Europeia (dos 28), em termos de Produto Interno Bruto.

Sugerir correcção
Comentar