Durante uma semana, o mundo pode aprender programação informática

Iniciativa da organização Code vai decorrer em Portugal com o apoio da Associação Nacional de Professores de Informática.

Foto
Rui Gaudêncio

A iniciativa é gigantesca, não fosse incluir milhares de escolas e outros tantos milhares de crianças e professores, mas também estar aberta a todos os que tenham algum interesse em Ciência de Computação. E não é necessário qualquer tipo de experiência na área.

A partir de segunda-feira e até 14 de Dezembro vai haver a Hour of Code (Hora de Código), uma aula de 60 minutos, que pode ser iniciada em qualquer dos sete dias da Semana de Educação da Ciência da Computação, durante a qual se podem aprender os princípios básicos de programação através de tutoriais online.

Em Portugal, a Hour of Code, uma iniciativa da organização Code.org, vai ser apoiada pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), que disponibiliza um conjunto de materiais de ajuda aos professores e criou uma página no Facebook na qual escolas, instituições, professores e alunos possam partilhar fotografias ou vídeos da sua participação na iniciativa. O objectivo, indica o site da ANPRI é “levar a programação ao maior número de alunos possível”.

Durante a Hour of Code é feita uma introdução às Ciências de Computação para que se mostre aos mais pequenos ou a quem quiser aderir à aula que a programação não é um mundo de complexidades e pode ser aprendida por qualquer pessoa, em qualquer idade, até mesmo pré-escolar.

Para isso, basta fazer um registo na página online da iniciativa e planear a aula que pode ser depois seguida numa escola, numa comunidade ou a nível individual. No site da Hour of Code existem vários tutoriais que estão preparados para ser resolvidos pelos alunos em 60 minutos.

A página portuguesa sobre a iniciativa no Facebook indica que se pretende “desmistificar as ciências da computação, levando os participantes a percorrer uma série de tutoriais que podem ser completados online, num smartphone, sem ligação à Internet ou mesmo sem computador”.

Os tutoriais estão em português e foram criados em colaboração com engenheiros da Microsoft, Google, Twitter e Facebook. Segundo a página, os tutoriais foram criados como um jogo, durante o qual serão leccionados “os princípios básicos da programação através de breves lições em vídeo, com a colaboração de pessoas como Bill Gates e Mark Zuckerberg e de imagens de jogos como Angry Birds ou Plants vs. Zombies”.

O site Code.org indica que a Hour of Code já foi feita por mais de 51 milhões de estudantes, 49% raparigas e 51% rapazes. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários