Telefónica fecha compra no mercado alemão e torna-se na segunda operadora europeia

Operadora espanhola calcula em mais de 5000 milhões de euros sinergias geradas pela compra.

Foto
Compra da E-Plus, filial da KPN, reforma posição da Telefónica na Alemanha. Reuters

A Telefónica anunciou o fecho da compra da E-Plus, filial da KPN no mercado alemão, o que converte a espanhola na segunda operadora no mercado europeu, informou nesta quarta-feira a empresa com sede em Madrid.

Para concretizar a operação, a empresa recorda que a sua filial alemã Telefónica Alemania realizou um aumento de capital.

A operadora espanhola destaca que a Telefónica Alemania surge como operadora de referência no mercado, com cerca de 47 milhões de acessos, fixos e móveis, e receitas totais de cerca de 8000 milhões de euros.

"A nova empresa é já, graças aos seus mais de 41 milhões de acessos móveis, a operadora líder do mercado móvel alemão, situando o grupo Telefónica como o segundo operador na Europa por número de clientes móveis e volume de receitas", refere o comunicado.

A operadora espanhola calcula que a compra da E-Plus se traduzirá em sinergias superiores a 5000 milhões de euros, derivadas especialmente das áreas de distribuição, atenção ao cliente e integração de redes móveis.

Depois da operação, a Telefónica mantém uma participação de 62,1% na Telefónica Alemania, que integra 100% da E-Plus, enquanto a KPN controla 20,5% do capital da filial alemã.

"A operação ocorre depois de um período decisivo para a Telefónica, protagonizado por várias iniciativas que permitiram uma profunda transformação estratégica da empresa na sua trajectória para consolidar-se como líder da Telco Digital", sublinha o comunicado.

Com a compra da brasileira GVT e depois desta operação, a Telefónica é já líder em três mercados: Alemanha, Brasil e Espanha.

Sugerir correcção
Comentar