Shakira condenada por plágio na música Loca

A música do álbum Sale el Sol chegou ao top latino da Billboard e vendeu cerca de cinco milhões de cópias por todo o mundo

Foto
Shakira canta Loca com El Cata, que também plagiou o compositor dominicano Arias Vasquez Juan Carlos Ulate/Reuters

Shakira foi condenada em Nova Iorque, esta quarta-feira, por plágio por causa da sua música Loca, de 2010. O juiz considerou provado que a versão espanhola desta canção não respeita os direitos de autor de uma composição do dominicano Ramon Arias Vasquez, do final dos anos 1990. Para o juiz, Alvin Hellerstein, Loca copiou Loca con su Tiguere, uma canção do rapper dominicano El Cata – Eduard Edwin Bello Pou – que era já uma cópia de Aris Vasquez.

O processo foi aberto em 2012 pela Mayimba Music, que representa os direitor de Arias Vasquez e agora, dois anos depois, foram consideradas culpadas a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos, por terem divulgado a versão em espanhol de Loca, que Shakira canta com El Cata. Não ficou provado que a versão em inglês da mesma canção, que a colombiana canta com Dizzee Rascal, infrinja os direitos de autor.


O tribunal quer agora que, até 29 de Agosto, a Mayimba Music e a Sony elaborem e apresentem “um documento conjunto que identifique os danos e apresenta a recompensa a que a produtora Mayimba tem direito”, lê-se na sentença.

A musica popularizada por Shakira no álbum Sale el Sol – na versão em inglês, The Sun Comes Out – terá vendido cerca de 5 milhões de cópias por todo o mundo em 2010 e chegou ao top latino da Billboard.

Sugerir correcção
Comentar