Ao sexto jogo, chegou o primeiro chumbo de Marco Silva no Sporting

No final do estágio na Holanda, os “leões” acusaram algum desgaste, fizeram um mau jogo e perderam frente ao Twente

Foto
Enric Vives-Rubio

Ao sexto jogo da pré-época, os últimos cinco no espaço de apenas 10 dias, o Sporting de Marco Silva deu os primeiros sinais de fraqueza. Na derradeira partida dos "leões" realizada no estágio na Holanda, a formação leonina evidenciou claros sinais de fadiga e acabou batida (0-2) pelo Twente, terceiro classificado no último campeonato holandês. Dois erros defensivos e uma displicência de Maurício foram decisivos para a primeira derrota de Marco Silva no comando do Sporting.

Ainda sem Rui Patrício e Slimani, que prosseguiram os planos específicos de treino de recuperação e regressam a Lisboa sem competir, Marco Silva lançou dois reforços no "onze" inicial (André Geraldes e Tanaka), oferecendo pela primeira vez a titularidade a William Carvalho. O "14" dos "leões" formou com Adrien e André Martins o trio do meio-campo, mas nos 45 minutos em que esteve em campo, mostrou estar ainda longe da melhor forma e uns furos abaixo do rendimento de Oriol Rosell nas partidas anteriores.

O encontro começou com o Sporting a querer pautar o ritmo da partida, mas logo aos cinco minutos o Twente ganhou vantagem no marcador: cruzamento do marroquino Youness Mokhtar na esquerda, falha de marcação de Eric Dier e o ponta-de-lança Luc Castaignos, sem dificuldades, colocou a bola no fundo da baliza. Na primeira oportunidade os holandeses ganhavam vantagem, mas quatro minutos depois, o filme esteve perto de se repetir, após nova falha da defesa leonina.

Com mais posse de bola, mas com poucas soluções ofensivas – Carrillo revelou-se sempre inconsequente e Tanaka andou perdido na posição "9" –, os "leões" passaram os primeiros 45 minutos a trocar a bola no meio-campo holandês, mas a primeira parte terminou sem que a formação portuguesa criasse uma oportunidade de perigo.

Para o segundo tempo, Marco Silva trocou Mané, William Carvalho, Tanaka e Dier por Capel, Rosell, Montero e Paulo Oliveira. E o Sporting melhorou ligeiramente. Aos 49’, André Martins surgiu isolado mas acertou no guarda-redes; aos 58’, Montero rematou ligeiramente ao lado; aos 59’, Carrillo chutou cruzado e na recarga Adrien falhou um golo fácil. A primeira derrota parecia evitável para os "verdes e brancos", mas, aos 72’, uma infantilidade de Maurício (desviou a bola com a mão para a baliza) valeu ao brasileiro o segundo amarelo.

Em inferioridade numérica, o Sporting voltou a desaparecer em termos ofensivos e, na última jogada da partida, após um mau alívio da defesa leonina, Quincy rematou em arco, sem hipótese para Luís Ribeiro, e fixou o resultado final em 2-0.

Jogaram de início: Marcelo; André Geraldes, Maurício, Eric Dier, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, André Martins, Carrillo, Carlos Mané e Tanaka. Actuaram ainda: Diego Capel, Oriol Rosell, Fredy Montero, Paulo Oliveira, João Mário, Shikabala, Slavchev e Luís Ribeiro.

Sugerir correcção
Comentar