Lucros do BCP na Polónia aumentaram 26% para 76,4 milhões

Acções do banco caem mais de 4% em dia de estreia dos títulos do aumento de capital.

Foto
EDP detém 2,7%do BCP Pedro Cunha

O lucro do banco do BCP na Polónia, o Bank Millennium, aumentou 26% no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano passado, atingindo 76,4 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a instituição.

Agregados aos resultados semestrais, o banco também divulga os resultados do segundo semestre que foram os melhores de sempre, à excepção de 2005.

O banco polaco, que é detido em 65% pelo Millennium BCP, apresentou um resultado líquido entre Abril e Junho de 39,1 milhões de euros.

Em comunicado, o Millennium BCP, que esta segunda-feira apresentará resultados semestrais consolidados, depois do fecho do mercado, adianta que o resultado dos primeiros seis meses na Polónia se ficam a dever a um aumento do produto bancário (+12,5% do), a custos operacionais estáveis, apesar de maiores provisões para risco de crédito (+22,3% em termos anuais).

O banco aumentou a margem financeira em 21,9%, face ao mesmo período do ano passado e as comissões líquidas cresceram 6,4%.

Entretanto, as acções do BCP seguem em queda superior a 4%, para 12 cêntimos, mas já chegaram a desvalorizar mais de 8%.

As 34.487.542.355 acções que resultaram do último aumento de capital estreiam-se esta segunda-feira em bolsa e o valor a que foram vendidas, 6,5 cêntimos, permite a realização de mais-valias face ao valor actual de 11 cêntimos e explica o movimento de queda e o volume negociado, que ascende já a 140 milhões de títulos.

Esta segunda-feira, o banco divulgou, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que a passou a deter 2,01% do BCP, na sequência do aumento de capital. A Ageas comprou os 49% que o BCP detinha nas seguradoras Ocidental e da Médis.

Sugerir correcção
Comentar