Misericórdia de Lisboa identifica 50 negócios para juntar jovens e seniores desempregados

Entre os dias 28 de Abril e 05 de Maio, vão ser seleccionados 200 jovens e seniores. Já se candidataram mais 1500 pessoas.

Foto

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) identificou 50 oportunidades de negócio para jovens e seniores desempregados e qualificados, nas áreas da saúde, acção social, cultura e património, disse à Lusa fonte da instituição.

“Identificámos estas 50 oportunidades de negócio depois de dois brainstorming” que reuniram “pessoas destacadas com grande experiência profissional” e também “especialistas da área financeira com um olhar mais crítico de sustentabilidade”, afirmou à Lusa directora da área de Empreendedorismo Social na SCML, Maria do Carmo Marques Pinto.

A também presidente do Banco de Inovação Social (BIS) da SCML falava à agência Lusa no âmbito do projecto United At Work (UAW), que visa promover o emprego entre jovens licenciados com idades até 30 anos e pessoas dos 50 aos 64 anos, com experiência profissional ao nível da direcção e da gestão de equipas, em ambos os casos desempregados.

“Pensamos que definir previamente as oportunidades de negócio irá facilitar a criação da empresa”, justificou Maria do Carmo Marques Pinto.

Referindo que esta é uma resposta “inovadora” a nível europeu, a directora da SCML explicou que o processo se centra em “pegar no capital humano dos seniores, que de outra maneira se iria diluir, e oferecer aos jovens a possibilidade de criarem a sua própria empresa com eles”.

Segundo Maria do Carmo Marques Pinto Acresce, estas são oportunidades “concretas” nas áreas da saúde, acção social, cultura e património, mas há liberdade para “uma certa criatividade na hora de desenvolver o próprio projecto”, adiantou.

As candidaturas para o UAW abriram a 27 de Março e uma semana antes do seu fecho, cerca de 1500 pessoas manifestaram interesse pela iniciativa.

Entre os dias 28 de Abril e 05 de Maio, vão ser seleccionados apenas 200 jovens e seniores, o que levou Maria do Carmo Marques Pinto a alertar para a necessidade de “se encontrar uma resposta para as outras pessoas que se candidataram e não vão poder ser seleccionadas”.

O projecto arranca a 12 de Maio com uma primeira fase de inter-relação, para que os participantes se conheçam e formem equipas, de forma a avançar de seguida com as novas empresas.

O assunto vai estar hoje em debate na conferência “Na vanguarda da inovação social na Europa”, no Museu do Oriente, em Lisboa, com personalidades como o antigo presidente da Jerónimo Martins Alexandre Soares dos Santos, e o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra.

Sugerir correcção
Comentar