Operação Páscoa regista 508 acidentes, Protecção Civil alerta para mau tempo

Foto
IPMA manteve alerta laranja para quase todos os distritos do continente Fernando Veludo/NFACTOS

Um total de 508 acidentes, um morto, 19 feridos graves e 168 feridos leves — é o balanço, até às 19h deste domingo da operação “Páscoa 2014”.

Os dados actualizados pelo Comando Geral da GNR revelam uma diminuição do número de mortos em relação ao ano passado, mas um aumento dos feridos graves.

Mais de 5500 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito estão a realizar, desde as 0h de quinta-feira, acções de “prevenção a certos comportamentos nas estradas”. Entre esses comportamentos, estão o excesso de velocidade, a condução sem cinto de segurança e de sistemas de retenção, a condução sob o efeito de álcool, a falta de habilitação legal para conduzir, o uso de telemóveis e o incumprimento das regras de trânsito. A operação “Páscoa 2014” termina às 24h deste domingo.

No ano passado, na Páscoa, registaram-se nos quatro dias da operação 803 acidentes, oito mortos, nove feridos graves e 263 ligeiros.

A tendência deste ano parece apontar para um balanço mais positivo, mas a GNR diz que é cedo para comparações e alerta para o agravamento do estado do tempo e para o aumento do trânsito que já se fazia sentir ao princípio da tarde.

Chuva e aguaceiros
A Autoridade Nacional de Protecção Civil prevê a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada para Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro. E alerta para a “possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento e precipitação”.

Os condutores deverão por isso estar atentos ao piso rodoviário escorregadio e à eventual formação de lençóis de água e a quedas de ramos ou árvores, segundo um comunicado da Autoridade Nacional emitido neste domingo. E que aconselha a todos uma “condução defensiva”.

“Não praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima” estão também entre os conselhos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) quatro distritos de Portugal Continental devido à previsão da queda de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo.

Os distritos de Setúbal, Beja, Évora e Faro estão sob aviso laranja desde as 16h de hoje e até às 20h59, de acordo com informação disponibilizada na página do IPMA na Internet.

Notícia actualizada às 19h23

Sugerir correcção
Comentar