Miguel Pereira Leite substitui Daniel Bessa na Assembleia Municipal do Porto

O até agora segundo secretário da mesa da Assembleia Municipal do Porto (AMP), Miguel Pereira Leite, foi esta segunda-feira eleito como o novo presidente daquele órgão.

Pereira Leite venceu a votação com 29 votos. O deputado municipal Honório Novo (CDU) ficou com 13 votos sobrando quatro abstenções. Pereira Leite é administrador de uma sociedade gestora de fundos e licenciado em Direito. Dedicou a vitória na eleição ao antigo ministro Valente de Oliveira, que foi também presidente da assembleia municipal.

O novo presidente, da área do CDS, substitui assim Daniel Bessa que saiu alegadamente por motivos pessoais. Na altura, porém, a oposição denunciou fracturas na coligação que suportou a candidatura do actual presidente, o independente Rui Moreira.

Mais tarde, Daniel Bessa viria criticar o peso do CDS na Câmara do Porto. Uma declaração que mereceu resposta pronta dos centristas, que acusou Bessa de "estar a menos no Porto e mais ao lado do Governo".

O PSD, através de Luis Artur Pereira, voltou a questionar Moreira sobre os motivos da demissão de Bessa, cuja saída demonstrou para os social-democratas que "há um evidente mal-estar na coligação", que reúne deputados independentes afectos a Rui Moreira e do CDS-PP, considerando Luís Artur que o PS tem um peso excessivo na gestão camarária.

Pelo contrário, o deputado coordenador do grupo municipal independente, o centrista André Noronha, entende que Miguel Pereira Leite "foi uma escolha completamente consensual".

O líder socialista, Gustavo Pimenta, por seu turno, afirmara que o PS não tinha "nada a objetar" contra a escolha de Miguel Pereira Leite, considerando tratar-se de "uma competência legítima" da respetiva bancada.

A candidatura de Honório Novo, pela CDU, contou também com o apoio do Bloco de Esquerda (BE).

 

Sugerir correcção
Comentar