Ex-primeiro-ministro francês detido para ser ouvido por suspeita de corrupção

Foto
Villepin nega envolvimento JEAN FRANCOIS MONIER/AFP

O antigo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin foi detido para ser ouvido pela polícia sobre o seu papel num caso de presumível corrupção.

A Justiça quer ouvir Villepinm sobre o seu alegado envolvimento num caso que levou à prisão Régis Bulot, um dos seus melhores amigos e antigo presidente da associação de hotéis e restaurantes de luxo Relais & Châteaux, noticiou o diário "Le Monde".

Ainda que previamente combinado, o interrogatório decorre no âmbito de uma figura de “detenção” que permite que em França alguém seja interrogado com assistência limitada de advogado por um período inicial de 24 horas prorrogáveis por outras 24.

A justiça entendeu interrogar o ex-primeiro-ministro sobre o seu papel no caso de sobrefacturação que implica Bulot, presidente da associação até Janeiro de 2006 e detido em Novembro do ano passado por “escroqueria em grupo organizado e abuso de confiança”. Foi libertado em Junho, ao cabo de sete meses de detenção provisória.

Régis Brulot é suspeito de ter montado um sistema de comissões ocultas para financiar a impressão de um guia anual da prestigiada associação, causando um dano avaliado em 1,6 milhões de euros.

Escutas telefónicas mostram,segundo a impensa francesa, o empenhamento de Villepin em evitar problemas judiciais a Bulot.

Em Dezembro, Villepin disse ao "Monde" não ter feito “rigorosamente nada” e negou ter tentado influenciar o curso da justiça.

Sugerir correcção
Comentar