Governo espera poupar 490 milhões com a redução dos juros pagos à troika

Foto
Troika reduziu as taxas de juro cobradas nos empréstimos a Portugal Foto: Enric Vives-Rubio

O Governo espera este ano pagar menos 490 milhões de euros em juros pelos empréstimos da troika do que estava inicialmente previsto, segundo a nota de apresentação do orçamento rectificativo para 2012, hoje entregue na Assembleia da República.

A redução no pagamento de juros e outros encargos da dívida contraída no âmbito do programa de assistência é o principal factor de redução da despesa no orçamento rectificativo.

Estas poupanças no pagamento de juros ao Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira e ao Fundo Monetário Internacional foram decididas pelo Conselho Europeu, que reduziu as taxas de juro cobradas nos empréstimos a Portugal.

No Orçamento Rectificativo, o Governo incorpora ainda outras poupanças com juro.

Uma delas, equivalente a 84 milhões de euros, tem a ver com a redução dos encargos com certificados de aforro e certificados do Tesouro, cuja procura pelos particulares se tem reduzido acima das expectativas do Governo.

O Governo conta também pagar menos 15 milhões de euros do que o previsto em juros de bilhetes do Tesouro (BT). Esta poupança deve-se em parte ao alargamento dos prazos dos BT relativamente à programação inicial. O Governo já fez duas emissões de BT a um ano e anunciou hoje uma emissão a 18 meses (quanto mais longos os prazos, menor a taxa de juro a pagar).

Sugerir correcção
Comentar