PSD ligeiramente à frente do PS, mas em maioria com o CDS

Se as eleições legislativas de 5 de Junho fossem hoje, o PSD obteria a vitória com 37% dos votos, contra 34,8% do PS. O CDS-PP soma 10,5% das preferências, pelo que sociais-democratas e centristas obteriam uma maioria parlamentar.

Os sociais-democratas partem assim com uma curta vantagem de 2,2% dos votos para os socialistas, o que pode ser considerado um empate técnico, na primeira de oito sondagens regulares da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI, que serão divulgadas até 3 de Junho, véspera do dia de reflexão.

A CDU soma 7,9% e o BE 7%. Outros partidos sem assento parlamentar recolhem o voto de 2,8% da população. Os partidos de esquerda – PS, CDU e BE – juntos somam mais votos do que a direita (49,7% contra 47,5%).

Esta repartição dos votos leva em conta apenas os entrevistados que manifestaram a intenção de votar num dos partidos indicados. Quase metade (46,2%), no entanto, indicou a opção “não sabe/não responde” ou disse que não votaria em nenhum partido.

A sondagem da Intercampus revela ainda que 56,9% dos portugueses acham que o próximo Governo deve resultar de uma coligação, contra os 29% que entendem que ele deve ser formado apenas pelo partido vencedor.

Dos que optam por um Governo de coligação, 24,6% acham que ela deve ser formada por PSD e CDS-PP, 20,7% prefere uma aliança PSD-PS e 19,7% defendem uma coligação PSD-PS-CDS. Uma coligação de esquerda entre PS-PCP-BE recolhe 10,1% dos votos e uma aliança PS-CDS fica-se pelos 5,7%.

Para 42,1% dos portugueses, o futuro Executivo vai ter uma Governação igual à do anterior, 35,1% acham que vai ser melhor e apenas 8,4% consideram que pode ser pior.

Oito sondagens PÚBLICO/TVI

Esta foi a primeira de uma série de oito sondagens regulares da Intercampus para o PÚBLICO e TVI feitas à população portuguesa sobre as eleições legislativas de 5 de Junho.

Os resultados poderão ser vistos no site do PÚBLICO às sextas-feiras e segundas-feiras, a partir das 20h00. Uma cobertura mais completa, que inclui comentários de três painéis fixos de analistas, será publicada no dia seguinte (sábado e terça-feira) na edição impressa e estará também acessível a assinantes online.

A 2 de Junho, dias antes das eleições, será ainda publicada uma última sondagem, diferente da série regular, baseada em entrevistas presenciais.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a TVI/PÚBLICO, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade.

O universo é constituído pela população portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental, em lares com telefone fixo.

A informação foi recolhida através de entrevista telefónica (CATI), com base em questionário estruturado e elaborado pela TVI e adaptado pela INTERCAMPUS.

A amostra de 1009 indivíduos foi seleccionada através do método de quotas, a partir de uma matriz de estratificação que considerou as variáveis sexo, idade e concelho.

A selecção dos lares com posse de telefone fixo foi efectuada de forma aleatória.

A selecção dos entrevistados foi efectuada de forma polietápica: inicialmente de forma aleatória, condicionada por quotas de sexo e idade.

O erro de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,08%.

A taxa de resposta obtida neste estudo é de 47,7%.

Período da recolha da informação: de 2 a 5 de Maio.

Estiveram envolvidos 59 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão directa dos técnicos responsáveis pelo estudo.

Texto actualizado às 23h55
Sugerir correcção
Comentar