Ban Ki-moon acredita que países vão cumprir Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

Foto
O relógio está a correr e temos muito que fazer”, disse o secretário-geral da ONU Shannon Stapleton

O secretário-geral da das Nações Unidas, Ban Ki-moon, acredita que os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio podem ser concretizados, mas avisou que os governos, especialmente dos países ricos, vão ter de trabalhar mais para cumprir as metas estabelecidas até 2015.

“O relógio está a correr e temos muito que fazer”, alertou Ban Ki-moon numa intervenção perante os delegados que vão participar na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque.

No ano 2000, os estados-membro da ONU estabeleceram uma lista com oito objectivos a cumprir em 15 anos, nomeadamente a redução da pobreza e da fome, a garantia de cuidados médicos e a conservação do ambiente.

Ban congratulou-se com a existência de cada vez mais casos de sucesso que têm vindo a transformar os países em desenvolvimento. E disse que a actual conjuntura económica não pode levar os países com maiores recursos a desistir de apoiar “os mais vulneráveis”.

“Não devemos equilibrar orçamentos à custa dos mais pobres. Não podemos desistir da ajuda ao desenvolvimento, que é a tábua de salvação para milhões”, insistiu.

Sugerir correcção
Comentar