Aviões da TAAG regressam em força à Europa em 2011

A Comissão Europeia retirou a TAAG da "lista negra" de companhias de aviação impedidas de voar em solo europeu. A transportadora aérea angolana, banida desde Julho de 2007, já está a preparar o regresso, mas só deverá arrancar com a operação no segundo semestre de 2011, por falta de aviões. Portugal teve um papel fundamental na decisão de Bruxelas.

A retirada da "lista negra" vem no seguimento de um período experimental, iniciado em Julho de 2009, durante o qual a TAAG operou uma ligação diária entre Luanda e Lisboa, sujeitando-se às inspecções do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC). Os resultados foram enviados a Bruxelas, que acabou por considerar que os parâmetros de segurança estavam a ser cumpridos, impondo apenas à empresa o tipo de avião a utilizar: os Boeing 777 ou 737-700.

"É uma vitória para a TAAG e para Angola", referiu Virgílio Costa, representante da transportadora aérea em Portugal. "Muitas das empresas africanas que entraram para a "lista negra" acabaram por falir. Nós somos a primeira a conseguir sair. É um grande passo na refundação da empresa", que ainda aguarda a nomeação do conselho de administração por parte do Governo angolano, acrescentou.

Além de Lisboa, que já faz actualmente parte da malha aérea da companhia de aviação, há a ambição de entrar directamente em Paris, Londres e Frankfurt, onde opera através de codeshare (partilha de aviões). No entanto, isso só acontecerá no segundo semestre de 2011, uma vez que a frota actual da TAAG não suporta esse alargamento.

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