Aguiar Branco a favor de união civil entre homossexuais e contra referendo

Foto
"Este é o ponto de partida meu, pessoal", disse o deputado social-democrata Daniel Rocha

O líder parlamentar do PSD disse hoje ser a favor de uma união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento, e manifestou-se contra a realização de um referendo sobre esta matéria.

Durante um encontro com jornalistas, no Parlamento, José Pedro Aguiar Branco divulgou a sua posição pessoal sobre a questão do alargamento ou não do casamento aos homossexuais.

"Sou favorável a que se possa tratar esta matéria com um instituto alternativo e, portanto, conseguir-se que haja uma união civil registada e trabalhar nesse sentido", disse.

"Este é o ponto de partida meu, pessoal. Qual vai ser o ponto de chegada? Vamos ter de aguardar", acrescentou, referindo que dentro do PSD "há posições e sensibilidades distintas" sobre esta matéria e que ela ainda não foi debatida pela grupo parlamentar social-democrata.

Segundo Aguiar Branco, "o partido deve ter uma posição oficial", mas, "à semelhança do que aconteceu no passado, o PSD deve dar liberdade de voto" aos seus deputados em relação aos projectos de lei que forem a votação.

O líder parlamentar do PSD defendeu que esta é uma matéria que deve ser tratada no Parlamento: "Eu não sou favorável ao referendo. Acho que as questões foram colocadas claramente na campanha eleitoral e, portanto, há toda a legitimidade para a Assembleia da República poder legislar sobre esta matéria".

Sugerir correcção
Comentar