Espanha vence (4-2) Itália nos penáltis e segue para as meias-finais

Foto
Buffon não conseguiu desta vez ajudar a Itália Christian-Charisius/Reuters

A Espanha venceu esta noite a Itália por 4-2, no desempate por grandes penalidades, em Viena, e qualificou-se para as meias-finais do Euro 2008, após o empate a zero no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

No último embate dos quartos-de-final, disputado no Estádio Ernst Happel, a Espanha foi mais forte nos penáltis, conseguindo o apuramento para a meia-final da próxima quinta-feira, quando vai defrontar a Rússia.

Nas meias-finais, a Espanha defrontará em Viena a Rússia, que ontem à noite venceu a Holanda por 3-1 (após prolongamento), enquanto a Alemanha, que afastou Portugal nos quartos-de-final (3-2), e a Turquia discutem na próxima quarta-feira o acesso à final de Viena.

Casillas decisivo

O guarda-redes Iker Casillas, com duas defesas nas grandes penalidades, colocou a Espanha, pela primeira vez desde 1984, nas meias-finais de um Europeu.

Casillas parou os remates de De Rossi e Di Natale, cabendo ao médio Cesc Fabregas a marcação do penálti decisivo que deu à Espanha o primeiro triunfo sobre a Itália em jogos oficiais desde os Jogos Olímpicos de 1920. Buffon ainda defendeu o penálti de Guiza, mas foi insuficiente.

Ao deixar pelo caminho os campeões do mundo, a Espanha, que já não vence um Europeu desde 1964, consegue chegar às meias-finais, algo que já não sucedia há 24 anos, quando a formação ibérica atingiu mesmo a final do França1984, perdendo o jogo decisivo para os anfitriões.

A Espanha foi a única selecção vencedora de um grupo da primeira fase do Euro 2008 que não ficou arredada da competição nos quartos-de-final.

Ficha de jogo

Estádio Ernst Happel, em Viena (Áustria)Assistência: 50 mil espectadores

Espanha-Itália, 4-2Fim do tempo regulamentar: 0-0
Fim do prolongamento: 0-0

Desempate por grandes penalidades:

1-0, Villa1-1, Grosso
2-1, Cazorla
2-1, De Rossi permite a defesa de Casillas
3-1, Senna
3-2, Camoranesi
3-2, Guiza permite a defesa de Buffon
3-2, Di Natale permite a defesa de Casillas
4-2, Fabregas

Equipas- Espanha:

Casillas, Sérgio Ramos, Marchena, Puyol, Capdevilla, Senna, Xavi (Fabregas, 59'), Iniesta (Cazorla, 59'), Silva, Torres (Guiza, 85') e Villa

- Itália:

Buffon, Zambrotta, Panucci, Chiellini, Grosso, De Rossi, Ambrosini, Aquilani (Del Piero, 108'), Perrota (Camoranesi, 58'), Cassano (Di Natale, 74') e Toni

Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)Acção disciplinar: cartão amarelo para Iniesta (11'), Ambrosini (31'), Villa (72') e Cazorla (113')

Sugerir correcção
Comentar