Nintendo lança hoje na Europa a consola Wii para levantar os jogadores do sofá

Foto
No Japão, houve quem se vestisse de comando para o lançamento da Wii Kitoshi Ota/Reuters

Quando se fala de consolas de jogos, a imagem mais óbvia é a de alguém sentado, de comando na mão e olhos vidrados no ecrã do televisor. Mas a Nintendo teve uma ideia diferente. Lançou a Nintendo Wii, que esta noite chega a Portugal, por 250 euros. O seu controlo remoto comunica com uma barra de sensores, que detecta os movimentos do jogador.

Resultado: pode jogar-se de pé e usar o comando como se fosse o cabo de uma raquete de ténis ou um taco de golfe.

A nova estratégia da Nintendo poderá fazer a empresa ganhar alguma margem de manobra numa área em que tem à sua frente a Sony, líder de mercado com a PlayStation, e a Microsoft, com a Xbox 360. Em vez de investir na qualidade gráfica e num maior realismo dos jogos, a Nintendo apostou num consola que diz ser para toda a família e que vem, desde logo, acompanhada pelo jogo Wii Sports.

De comando na mão, os jogadores irão ficar em frente ao televisor, sim, mas em pé a simular tacadas de golfe ou murros num combate de boxe. Sem quase se dar por isso, é muito provável que, no final do jogo, estejam cansados com tanto exercício físico.

A data de lançamento da Nintendo Wii na Europa é hoje à meia-noite, mas a consola já está disponível nos Estados Unidos, onde foi lançada a 19 de Novembro, e no Japão, onde chegou no sábado. Aí, logo nos dois primeiros dias vendeu 372.000 unidades. Nos Estados Unidos, a Nintendo adianta ter vendido mais de 600.000 consolas.

A Nintendo Wii traz dois comandos: o Wii Remote, bastante parecido com os habituais comandos de televisores, e o Nunchuck, que parece um joystick, mas cabe na palma da mão. Depois, em cima da televisão, é colocada uma barra de sensores que comunica com os comandos através de infravermelhos. Para além disso, os comandos comunicam também com a consola através da tecnologia Bluetooth, que permite a ligação sem fios através de radiofrequência entre dispositivos que se encontrem próximos.

No mercado português estarão disponíveis 5000 consolas a partir desta noite e mais 5000 antes do final do ano, diz Ana Margarida Gonçalves, gestora de produto da Concentra, que representa a Nintendo em Portugal.

Ainda antes do lançamento, foram feitas cerca de 600 reservas. Muitas serão hoje levantadas, à meia-noite, nas lojas que estarão abertas: a Fnac, a Game, a Worten e a Toys "R Us no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Esta última abrirá também no Almada Fórum, em Almada, e no Norte Shopping, em Matosinhos.

A antecessora da Wii foi a GameCube, lançada em 2002, que vendeu cerca de 8000 unidades em Portugal. No entanto, a Nintendo acredita que a nova consola terá mais sucesso. "A ideia não é fazer mais do mesmo, mas oferecer entretenimento aos utilizadores e uma máquina com novas potencialidades, para toda a família", adianta Ana Margarida Gonçalves.

Aliás, o objectivo da Nintendo é demarcar-se dos concorrentes. "A Sony e a Microsoft pretendem melhorar os gráficos e a Nintendo quer oferecer mais diversão através do comando e fazer com que seja tudo muito simples e fácil de usar para todos", refere.

A par da consola, a Nintendo irá lançar 20 jogos, do Wii Sports, que junta num só jogo cinco modalidades - ténis, boxe, basebol, golfe e bowling - ao clássico The Legend of Zelda. Mas haverá também o Wii Play, com vários jogos tradicionais, que proporcionará torneios de tiro aos pratos ou pinguepongue.

Sugerir correcção
Comentar