Sampaio: "voto é muito importante para a Europa e para Portugal"

Foto
Sampaio alerta para as vantagens e os benefícios que podem advir do reforço do papel das instituições internacionais Pedro Costa/Lusa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, deixou esta noite um último apelo aos portugueses para que participem nas eleições europeias de amanhã porque o seu "voto é muito importante para a Europa e para Portugal".

Numa mensagem ao país difundida pela RTP e RDP, Jorge Sampaio considerou ser sua obrigação "contrariar a ideia errada" de que as eleições para o Parlamento Europeu "não têm grande importância", lembrando um mundo em plena transformação com "problemas graves" que não devem ser ignorados".

"Quem queira encarar este acto eleitoral numa perspectiva erradamente restritiva dirá que delas poderá não advir um benefício directo para os nossos problemas quotidianos. Mas não é verdade", alertou, acrescentando que "desta eleição advêm consequências" de que os portugueses podem beneficiar todos os dias.

"É fundamental olhar para este acto eleitoral na perspectiva europeia e internacional em que ele se inscreve", disse ainda o chefe de Estado, sustentando que é necessário "procurar olhar, com idêntica lucidez, para as vantagens e os benefícios que podem advir do reforço do papel das instituições internacionais".

Sampaio, que já nas cerimónias do 10 de Junho apelara à participação dos eleitores, sublinhou hoje que as europeias "contribuem para o reforço da União Europeia enquanto factor indispensável da paz, da estabilidade e do desenvolvimento económico, social e cultural dos seus Estados-membros".

O chefe de Estado lembrou que o desenvolvimento económico registado nos últimos 18 anos em Portugal, que considerou "indiscutível, apesar dos problemas" com que o país se depara, "deve muitíssimo à aposta no projecto europeu".

"Temos tirado sempre benefícios do nosso empenhamento a fundo neste projecto, trabalhando para a sua coesão e alargamento, e incitando ao aprofundamento das suas políticas sociais. Devemos, por isso, com convicção, mobilizar-nos para a eleição dos nossos representantes no Parlamento Europeu", salientou.

O Presidente da República frisou também que "a Europa possui instituições fortes, um mercado único de mais de 400 milhões de consumidores, um Banco Central Europeu, uma moeda comum estável e dispõe já de instrumentos importantes de política externa e de segurança comum".

"A solidez da União Europeia passa também pelo reforço das suas instituições e, de entre elas, o Parlamento Europeu que, pela sua representatividade e competências, destaca-se como uma das principais", continuou.

Nesse sentido, o Presidente apelou "com convicção, a todos os portugueses para que votem amanhã, dia 13". "O voto de cada um de nós é essencial. Se estiverem longe da vossa assembleia da voto, regressem a tempo de votar. O vosso voto é muito importante para a Europa e para Portugal. Vamos todos votar amanhã", concluiu Sampaio.

Sugerir correcção
Comentar