"Bom-dia Senhor Shlomi" vence Golfinho de Ouro do Festroia

Foto
Na edição deste ano do Festroia foram apresentados 147 filmes de 40 países DR

O filme israelita "Bom-dia Senhor Shlomi", do realizador Shemi Zarhin, ganhou o Golfinho de Ouro da 20ª edição do Festroia, festival internacional de cinema de Setúbal dedicado às pequenas cinematografias, anunciou hoje a organização.

Além de vencer na categoria de Melhor Filme, "Bom-dia Senhor Shlomi" arrecadou o galardão de Melhor Argumento e os prémios da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica e da Organização Católica Internacional de Cinema.

O escocês May Miles, em "Atmosfera Pesada", ganhou o Golfinho de Prata de Melhor Realizador e Ann Petrén, em "Alvorada", e Ingvar E. Sigurdsson, em "Frieza da Luz", conquistaram os prémios de Melhor Actriz e Melhor Actor, respectivamente.

O realizador italiano Ettore Scola foi distinguido com o Golfinho de Ouro do Prémio Carreira e com a Medalha de Cultura da Cidade, atribuída pela Câmara de Setúbal, pela sua obra, dedicada, em grande parte, à comédia social.

A edição deste ano do Festroia ficou marcada pela ausência de apoios financeiros atribuídos pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM), que levou a organização a efectuar cortes na programação e a reduzir a presença de convidados estrangeiros.

Apreensivo quanto ao futuro, o presidente do Festroia, Mário Ventura Henriques, admitiu, em declarações à Lusa, que o certame corre o risco de não se realizar no próximo ano, a manter-se a falta de verbas do ICAM. "Será muito difícil o festival continuar sem os apoios do ICAM", frisou.

O júri do ICAM decidiu, este ano, suspender a atribuição de um subsídio ao Festroia, por alegada escassez de público devido aos filmes seleccionados.

Refutando o que considera ser uma "discriminação inaceitável", Mário Ventura Henriques sustenta que "o crescimento de público se tem notado de ano para ano", acrescentando que a apresentação, na 20ª edição, de 147 filmes de 40 países "é um número excepcional no panorama dos festivais".

Sugerir correcção
Comentar