Alaistair Campbell
Director de comunicação de Downing Street e homem de confiança de Tony Blair, a Alaistair Campbell é imputada a iniciativa de apimentar o relatório sobre a posse de armas de destruição maciça pelo regime de Saddam Hussein, nomeadamente a introdução da referência aos "45 minutos". Considerado uma espécie de "vice-primeiro-ministro não eleito", Alaistair Campbell dirigiu "a batalha" contra a BBC, quando os directores da estação, manifestando um apoio incondicional a Andrew Gilligan, se recusaram a negar a veracidade da reportagem do seu jornalista. Segundo Campbell, em declarações a Lord Hutton, juiz encarregue da investigação da morte do cientista David Kelly, a cobertura da guerra no Iraque pela BBC vinha a gerar alguns conflitos com os directores do canal, porém, as referências de Gilligan a si e ao Governo deixaram-no num estado de "crescente fúria e frustração". Ouvido pelo magistrado a 19 de Agosto, Campbell negou ter tido qualquer influência na elaboração do relatório e recusou ser o responsável pela adição ao documento dos "45 minutos".
Liliana Duarte (PÚBLICO)

Tony Blair tem novo conselheiro de comunicação

Foto
Hill foi responsável pelo departamento de comunicação do Partido Trabalhista britânico DR

Tony Blair já preencheu o lugar ocupado pelo demissionário conselheiro de comunicação, Alastair Campbell, que hoje anunciou que iria abandonar Downing Street. David Hill é o novo nome da equipa do primeiro-ministro britânico.

Alastair Campbell apresentou a sua demissão na sequência do escândalo provocado pela morte do cientista David Kelly, mas continuará a exercer funções durante algumas semanas, até que Hill o substitua no cargo.

"Foi um enorme privilégio trabalhar tanto na oposição como no seio do Governo ao lado de alguém [Tony Blair] em quem acredito", disse Campbell na carta enviada ao chefe de Governo. Fiona Millar, companheira do director de comunicação de Blair, também deixará o Governo. Millar era conselheira de Cherie Blair, mulher do primeiro-ministro.

Hill foi responsável pelo departamento de comunicação do Partido Trabalhista britânico aquando da vitória do partido nas eleições legislativas de 1997. Foi igualmente o principal colaborador do antigo "número dois" do Labor Roy Hattersley nas questões de imprensa.

Sugerir correcção
Comentar